terça-feira, 28 de abril de 2015

PROJETO: CATIVAR E CRIAR ... É SÓ COMEÇAR

   Motivados pelo sucesso do livro " O Pequeno Príncipe ", em conjunto,  a turma do 4º Ano B, decidiu   focar  neste livro a aprendizagem durante o ano.

Mensagem Inicial

Cativar...
Quem és tu? ... Perguntou o principezinho... Tu és tão bonita!...
Sou uma raposa ...  ela respondeu...
Príncipe: Vem brincar comigo... estou triste!
Raposa: Eu não posso brincar contigo! Não me cativaram ainda.
Príncipe: Ah! Desculpe-me... o que quer dizer "cativar"?
Raposa: Tu não és daqui... que procuras?
Príncipe: Procuro amigos... Que quer dizer" cativar" ?
Raposa: É uma coisa muito esquecida ... significa criar laços.
Príncipe: Criar laços?
Raposa: Exatamente. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil garotos! E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma simples e mortal raposa igual a cem mil outras raposas. Ah!!! Mas se tu me cativas... nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo, e eu serei para ti a única no mundo...



Desenho e trechos do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine Saint Exupéri.

Desenvolvimento do Projeto:

O projeto será dividido em três partes com culminâncias no final de cada trimestre:

1. Apresentação do livro e dos principais personagens através de um vídeo;

"Somos responsáveis por aquilo que cativamos".

Apresentação do vídeo
Recebendo o livro
2. Pesquisa, realizada nos lapinhos, sobre as características de cada personagem. estas características foram impressas , coloridas e organizadas para a confecção do: Meu Álbum do Pequeno Príncipe .

3. Organização e elaboração da capa do álbum  em EVA. As páginas seguem a ordem dos capítulos do livro: Primeira página: a capa do livro com as figuras e a história dos principais personagens. Resumo dos capítulos que são lidos, com suas respectivas atividades.

4. Trabalho  com um trecho da história:

    O primeiro contato com o autor foi no deserto, pois o motor  do avião  em que viaja sofreu uma pane. Ao acordar, no amanhecer, o Pequeno Príncipe apareceu solicitando ao piloto que desenhasse um carneiro. Após três tentativas frustradas o autor desenhou uma caixa e disse que o carneiro estava dentro.
Como atividade, cada aluno preparou em casa, uma caixa surpresa e, na sala de aula, os colegas deveriam adivinhar o que havia dentro dela.



5. Estudo do Sistema Solar
    O Pequeno Príncipe viajou por vários planetas.

Associamos este fato ao estudarmos o Sistema Solar. Os alunos confeccionaram um móbile representando todos os planetas do Sistema Solar.


6.  Estudo do Sistema de Numeração Decimal
    Aproveitando o número do asteróide (612) onde o Pequeno Príncipe mora,  estudamos os números até a 6ª ordem.

7.  Imigração italiana e alemã
     Em Estudos Sociais associamos a história do Pequeno Príncipe com a vinda dos imigrantes à nossa região. Vieram de longe e aqui sobreviveram graças à amizade, às trocas, à força de vontade, esperança e cuidados. A diferença é que o Pequeno Príncipe voltou  para o seu planeta e os imigrantes aqui permaneceram e fizeram  acontecer a pujança de nossa cidade.





8. Confecção de cartaz
    Organizamos um cartaz ilustrandotítulo do projeto. Cada aluno responsabilizou-se com um personagem e com uma gravura impressa representando diversas passagens da história.

9.  Ação concreta
   Semanalmente é escolhida uma frase do capítulo trabalhado que conduz a uma ação que os alunos devem praticar durante a semana especialmente quanto aos cuidados com o planeta, iniciando com a limpeza na sala de aula e demais dependências da escola. Inclui nestas ações também gestos de solidariedade .

10.  Piquenique
    Organizamos um piquenique lembrando a cultura italiana e também, salientando  que é na convivência sadia que surge o "cativar".

11.  Culminância
     Para o Dia das Mães, os alunos estão confeccionando uma lembrancinha e em Educação Física, ensaiando danças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem: