Atividade realizada com as turmas 81 e 82
Intercâmbio entre regiões de diferentes países para conhecer sua cultura e para formar uma cidadania global.
Objetivo: Relacionar experiências de lugares ou espaços diferentes para oportunizar ao jovem o contato com o conhecimento universal.
O conhecimento se processa por perguntas e respostas. Esta competência se desenvolveu quando os alunos estudando, em Geografia, os países ricos da América – Estados Unidos e Canadá questionaram: “Como vivem os jovens desses países? Seus hábitos? O que estudam nas escolas? E o que têm de diferente dos jovens de Caxias do Sul?”
Surgiu então a ideia de produzir um vídeo com esses questionamentos e enviar para um desses países a fim de obter as respostas. Por que um vídeo e não apenas uma pesquisa na Web? Os alunos acostumados a usar tecnologia (Projeto UCA) preferiram produzir um vídeo.
Então iniciou a preparação. A classe foi dividida em grupos. O grupo um preparou a apresentação, situou acidade, estado e país a nível social, econômico e educacional. Mostraram a escola Caldas Júnior e seu nível de ensino enfatizando o uso do laptop em sala de aula.
O grupo dois elaborou as perguntas que seriam feitas. E, o grupo três preparou a sala com bandeiras dos países (Brasil/Canadá, RS e Caxias do Sul). Alguns alunos, mais experientes em filmagens, se encarregaram da produção do vídeo e o envio do mesmo. E, não poderia faltar os que dominam a língua inglesa para fazer as traduções simultâneas.
O país escolhido foi o Canadá, em virtude de termos lá, uma pessoa que será o contato entre os países. No dia marcado, as filmagens iniciaram com a apresentação da cidade e país, após os alunos individualmente faziam as perguntas e logo eram traduzidas para o inglês. Foram mostrar a escola e posaram em grupos na frente da mesma.
O vídeo foi editado e enviado ao Canadá. Aliás, dois vídeos, pois duas foram as turmas que realizaram o trabalho.
O nosso contato no Canadá recebeu os vídeos e enviou outros contendo a entrevista com os jovens canadenses respondendo os questionamentos feitos por nossos alunos. Em outro momento, todos os vídeos foram assistidos no datashow.
Os alunos elaboraram uma produção textual com as conclusões sobre o trabalho. O importante e de certa maneira surpreendente, para a garotada, foi constatar que a globalização influência na produção de culturas semelhantes no mundo. Fizeram relações e reflexões quanto aos aspectos econômicos e sociais de um país rico com o de um país emergente como o Brasil.
Professora de Geografia Marilia Zeni
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem: