sábado, 10 de setembro de 2011
Projeto UCA e sua aplicação pedagógica
Por tratar-se de uma proposta inovadora, o projeto UCA desencadeou curiosidade e preocupação no corpo docente de nossa escola, tendo em vista que, desenvolver atividades onde cada aluno pudesse contar com seu laptop pessoal, era um pensamento remoto.
Assim, um novo desafio surge e, com ele, a necessidade de rever e aprender formas de ensino-aprendizagem. Este compromisso foi assumido pelo grupo de professores, direção e coordenação pedagógica, uma vez que todos estão envolvidos e participando da capacitação oferecida aos professores que atuam no projeto UCA, bem como no uso e aplicação desta ferramenta pedagógica.
Em seus projetos, os professores têm inserido o laptop para fins de pesquisa, produção textual, construção de mapa conceitual, criação de slides, além da utilização de outros aplicativos, tanto individualmente, como no trabalho em grupo. Percebe-se que, gradativamente, os professores estão mais conectados com os recursos tecnológicos e midiáticos como material de apoio e aplicação em suas práticas pedagógicas, de forma a enriquecê-las.
Outro aspecto a ser destacado é o fato de que o uso do laptop desencadeia um processo interativo e de colaboração entre os próprios alunos, bem como entre alunos e professores, onde cada uma das partes pode tanto ensinar como aprender.
É evidente que a inclusão do computador na escola não elimina a importância de livros e cadernos e nem caracteriza o ensino da informática nas aulas. Sua função consiste em trabalhar o ensino através da informática. Nesta perspectiva, alunos e professores estão engajados no Projeto UCA, apostando na interatividade, possibilidade de exploração e mobilidade que o laptop traz consigo, com o intuito de qualificar a aprendizagem.
Loici de Lourdes Pontalti
Coordenadora Pedagógica da EMEF Caldas Jr. - Turno Tarde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem: