terça-feira, 30 de agosto de 2011

Getting information about different countries

Atividade com o uso do laptop – Projeto UCA
Componente Curricular: Língua Inglesa
Professora: Karina Feltes Alves
Turmas participantes: 61 e 62
Período: junho de 2011
Projeto: Getting information about different countries

Objetivos:
• Adquirir informações sobre diferentes países;
• Pesquisar por informações específicas;
• Conhecer e utilizar vocabulário sobre nomes de países e nacionalidades;
• Elaborar um mapa-cartaz sobre o país escolhido;
• Produzir uma pequena produção textual destacando as informações coletadas e, posteriormente, postá-la no site da turma - www.caldasstudents.wikispaces.com
• Desenvolver habilidades quanto à utilização de ferramentas presentes em um ambiente virtual (wiki).

Desenvolvimento:
• Estudo do vocabulário: países e nacionalidades;
• Leitura e análise do mapa político dos Estados Unidos;
• Pesquisa em grupo sobre os países a serem estudados;
• Elaboração de um mapa-cartaz do país pesquisado;
• Apresentação oral do cartaz;
• Postagem das informações no wikispaces da turma.

Relato das atividades com o uso dos computadores em sala de aula
O objetivo principal desse projeto foi proporcionar momentos de aprendizagem sobre informações e aspectos culturais de diferentes países, bem como desenvolver a habilidade escrita em língua inglesa pelos alunos.
Após discussão a respeito do mapa político dos Estados Unidos e características do povo norte-americano, os alunos reuniram-se em grupos e realizaram pesquisa sobre o país escolhido por eles. Pediu-se que fossem abordados na pesquisa os seguintes temas: Population (população), Native Language (língua nativa), Celebrities (celebridades), Food (comida), Landmarks (fronteira), Curiosities (curiosidades). Como fonte de consulta, diferentes sites (www.wikipedia.com.br, por exemplo), foram acessados em sala de aula, através do laptop.
Depois de sistematizarem as informações adquiridas, cada grupo produziu um cartaz com o formato do mapa geográfico do país e nele escreveram os principais dados coletados, para futura apresentação aos colegas (oral speaking).
Em outro momento, os alunos elaboraram uma pequena produção escrita em inglês (writing) a respeito do país escolhido e postaram-na no site da turma (www.caldasstudents.wikispaces.com). Para a postagem, os alunos aprenderam a criar um link (com o nome do país pesquisado) no ambiente virtual e a inserir imagens na página.
Orientou-se que os alunos lessem o que os colegas haviam escrito e que poderiam sugerir alterações à produção dos mesmos.
Observou-se que os alunos envolveram-se na tarefa de utilizar o ambiente virtual (wikispaces) para socializar o que haviam aprendido e, ao mesmo tempo, exploraram as ferramentas nele oferecidas de forma autônoma.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem: